Relatório Perfil de velocidade de tubulação
INTRODUÇAO...........................................................................................................01
OBJETIVO..................................................................................................................03
METODOLOGIA.........................................................................................................04
RESULTADOS...........................................................................................................05
CONCLUSÃO.............................................................................................................08
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................09
INTRODUÇÃO:
A experiência de Reynolds demonstrou a existência de dois tipos de escoamentos, o escoamento laminar e o escoamento turbulento. O experimento teve como objetivo a visualização do padrão de escoamento de água através de um tubo de vidro, com o auxílio de um fluido colorido (corante). O escoamento laminar ocorre quando as partículas de um fluido movem-se ao longo de trajetórias bem definidas, apresentando lâminas ou camadas. Este escoamento ocorre geralmente a baixas velocidades e em fluidos que apresentem grande viscosidade. A viscosidade age no fluido no sentido de amortecer a tendência de surgimento da turbulência, como mostra a figura a seguir:
O escoamento turbulento é comum na água, cuja viscosidade é relativamente baixa. Ele ocorre quando as partículas descrevem trajetórias irregulares, com movimento aleatório, produzindo uma transferência de quantidade de movimento entre regiões de massa líquida, como mostra a figura a seguir:
Nesta prática, o escoamento ocorrido foi o turbulento, onde a velocidade flutua caoticamente com o tempo em cada ponto do tubo. Pode-se medir uma “velocidade média temporal” em cada ponto. Neste experimento foi usado o tubo de Pitot.
1
O tubo