Relatório Pedra da Boca- PB
Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde.
Curso: bacharelado em Engenharia Civil
2ª avaliação da unidade I: Geologia geral
Professor: Mácio Teódulo
RELATÓRIO DE CAMPO DE GEOLOGIA:
PARQUE ESTADUAL PEDRA DA BOCA
DISCENTE
Araruna – PB
2014
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Objetivos da aula de campo
3. Metodologia
4. Aspectos Fisiográficos:
Localização e vias de acesso
Clima
Solos
Hidrografia
5. Levantamento bibliográfico:
Unidades Litoestatigráficas
Formação Serra dos Martins
Suíte Itaporanga
Granitoides Indiscriminados
Complexo Santa Cruz
Complexo Serrinha - Pedro Velho
6. Pontos descritos
Ponto 1 – Pedra do olho d’água
Ponto 2 – Pedra da Santa
Ponto 3 – Pedra da boca
7. Amostras coletadas
8. Conclusão
9. Bibliografia
1. Introdução
O trabalho de campo referente à componente Geologia Geral foi realizado no dia 02 de julho de 2014. O local escolhido para a aula de campo foi o parque estadual Pedra da Boca, localizado na porção norte do município de Araruna, no estado da Paraíba na divisa com o Rio Grande do Norte.
Mesmo estando nos limites da cidade de Araruna, o acesso ao parque se dá pelo município de Passa e Fica, este que já pertence ao RN.
No deslocamento feito entre Arurana e o parque estadual pedra da boca, foram realizadas paradas estratégicas e necessárias para a compreensão da geologia da região. Nessas paradas fez-se necessário os comentários e observações sobre as unidades litoestatigráficos, bem como aspectos relacionados a vegetação, clima, solo, formação de rochas,hidrologia etc.
Nesses pontos foram observadas as unidades litoestatigráficos etc. Outro ponto abordado durante as paradas era a necessidade de que os estudantes do 2º período de engenharia civil soubessem relacionar os conhecimentos adquiridos em sala de aula com a prática. O domínio sobre os fundamentos da mineralogia, os ciclos e processos de formação das rochas foi de extrema importância para uma