relatório: Paquimetro e micrômetro
Rua Jorge Tibiriçá, 451– Centro – São José do Rio Pardo São Paulo
CEP 13720-000 - Tel.: 3681-2655
Paquímetro e Micrômetro
Professor: Hugo
Grupo: Alexsander Marques Almeida RA: Renato Turola da Silva
Engenharia – Grupo: 2 Data: 12/10/2013
INTRODUÇÃO
Um dos procedimentos fundamentais da física é a medição de dados para a verificação de erros e incertezas. O paquímetro e o micrômetro são dois importantes instrumentos de medida; suas medidas oferecem incertezas de décimos, centésimos ou até mesmo de milésimos de milímetro (como é o caso do micrômetro).
1.1. Paquímetro: O paquímetro é uma régua normal equipada com uma régua móvel, chamada de nônio ou vernier que permite medições de décimos ou até centésimos de milímetro. Dessa forma pode-se dizer que o paquímetro possui todas as funções de uma régua comum, porém com uma incerteza menor.
1.2. Micrômetro: O micrômetro é um instrumento de medida de alta precisão que permite efetuar medições de até milésimos de milímetro.
Por outro lado, não basta apenas quantificar as grandezas com as quais se trabalham. Deve-se saber avaliar e interpretar os resultados obtidos bem como fazer as correções necessárias para a determinação das incertezas. Para isso faz-se uso de recursos estatísticos.
2. OBJETIVO
Aprender a manusear dois equipamentos de medida: paquímetro e micrômetro, para que com eles sejam obtidos os dados necessários;
Comparar precisão e exatidão dos equipamentos e dos dados encontrados nas medições de modo a obter os resultados experimentais e as incertezas.
3. MATERIAIS UTILIZADOS: Paquímetro;
Micrômetro;
Chapa de ferro furada;
Esfera de vidro;
Esfera de aço;
3.1. Procedimento
Para a chapa de ferro furada, mediu-se 6 vezes o