relatório pacto unidade 1
PROFESSORA: VIVIANE ROCHA MOURA RIOS
1ºENCONTRO:*APRESENTAÇÃO: NESTE MOMENTO CONHECEMOS AS FORMADORAS E TIRAMOS ALGUMAS DÚVIDAS A RESPEITO DA DINÂMICA DOS FUTUROS ENCONTROS.
*ANÁLISE DE GRÁFICOS: NESTE MOMENTO ANALISAMOS OS GRÁFICOS DO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NOS ESTADOS BRASILEIROS E PODEMOS PERCEBER QUE NOSSO ESTADO DE SÃO PAULO É O MELHOR COLOCADO EM VÁRIOS QUESITOS, MAS QUE ESTE FATOR NÃO NOS DEVE CAUSAR UMA FALSA SENSAÇÃO DE TRANQUILIDADE, POIS A EDUCAÇÃO É UM DESAFIO E TEMOS MUITAS BARREIRAS A SUPERAR, POIS JUNTO COM A MELHORIA NA QUALIDADE, VEM TAMBÉM AS EXIGÊNCIAS, QUE DEVEM PARTIR PRINCIPALMENTE DE CADA PROFESSOR NO SEU DIA A DIA, MEDIANTE A CONCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DE SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO E DA SOCIEDADE BRASILEIRA.
* PORTFÓLIO – BAÚ DE MEMÓRIAS, PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO, QUE REGISTRA DE FORMA CONCRETA O CAMINHO DOS ESTUDANTES AO LONGO DA ESCOLARIDADE, SENDO ASSIM UM INSTRUMENTO DE AUTO AVALIAÇÃO CRÍTICA, TANTO PARA PROFESSORES QUANTO PARA ALUNOS. TAMBÉM TEM SUA IMPORTANCIA NA COMUNICAÇÃO COM OS PAIS OU RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS NAS SÉRIES INICIAIS.
OBJETIVA PRIVILEGIAR AS PECULIARIDADES DOS ALUNOS, RELACIONAR A TEORIA E A PRÁTICA, PROPICIAR A VIVÊNCIA DE DIFERENTES PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO E REFLETIR SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO.
*CURRÍCULO NA ALFABETIZAÇÃO: PRINCÍPIOS GERAIS:
O DIREITO DE SE ALFABETIZAR SURGIU APÓS A REVOLUÇÃO FRANCESA PELA NECESSIDADE DE MÃO DE OBRA, EM SEGUIDA, USOU-SE O MÉTODO GLOBAL E FONÉTICO, DEPOIS DISCUTIU-SE O FRACASSO ESCOLAR BUSCANDO NO ALUNO, A RAZÃO DO SEU PRÓPRIO FRACASSO PARA, NOS ANOS 70, COMEÇAR UMA MUDANÇA SIGNIFICATIVA, BUSCANDO COMPREENDER COMO AS CRIANÇAS APRENDIAM OU NÃO.
ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: DISCUTIU-SE MUITO SOBRE QUAIS MÉTODOS ERAM MAIS EFICAZES E TODOS ERAM BASEADOS EM DECODIFICAÇÃO E CODIFICAÇÃO, COM UM ENSINO TRANSMISSIVO E UMA SEQUÊNCIA QUE IA DO MAIS FÁCIL PARA O MAIS DIFÍCIL.
O ALUNO ERA CONSIDERADO `VAZIO ´AO INÍCIO DA