Relatório Oxirredução
CURSO: ENGENHARIA QUÍMICA - 2º PERÍODO
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
PROFESSOR: SÉRGIO DUARTE
RELATÓRIO
OXI-REDUÇÃO
Relatório dirigido à Disciplina de
Química Geral Experimental como parte dos requisitos básicos de avaliação.
LÍVIA MARIANA AGUIAR PINHEIRO
MARIA GABRIELA SOUZA E BRITO
RUBENS SAMPAIO DE CASTRO
MONTES CLAROS- MG NOVEMBRO / 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Reações de oxirredução são aquelas na qual há transferência de elétrons entre as espécies químicas participantes. Percebe-se se houve reação ao averiguar o Nox dos elementos envolvidos, que, nada mais é a carga elétrica real do elemento ou, no caso de íons monoatômicos ou polinucleares, a carga elétrica que ele teria caso sua ligação fosse rompida, ou melhor, sua tendência em atrair elétrons.
Ao olhar o Nox de cada elemento envolvido na reação e notar que ele distingue-se dos reagentes para os produtos afirma-se que houve uma reação de oxirredução. Se o Nox aumentar, significa que o elemento perdeu elétrons na reação e dizemos que ele oxidou, se diminuir, significa que ganhou elétrons e dizemos que ele reduziu.
Para que a reação ocorra, é necessário que um elemento seja mais reativo que outro. Reatividade está relacionada com a capacidade de perder elétrons, associando-se assim, com a oxidação. Quanto mais eletropositivo o elemento, mais reativo será e mais facilmente a reação ocorrerá.
É possível organizar os metais em série, quanto a sua reatividade. Começando do mais reativo, Li > K > Rb > Cs > Ba > Sr > Ca > Na > Mg > Al > Mn > Zn > Fe > Co > Ni > Sn > Pb > H > Cu > Ag > Pd > Pt > Au. Apesar do hidrogênio não ser metal, foi colocado na lista pelo fato de separar os metais que reagem com ácido e liberam gás hidrogênio, à esquerda do H, daqueles que não reagem nem formam esse gás, à direita do H. Com exceção de Pt e Au, os