Relatório orgânica
[pic]
Solubilidade de substâncias em solventes orgânicos e aquosos Sistemática de Solubilidade
Aluna : Thaiane Bittencourt Maia DRE : 110083174 Turma : FFC
Sumário
0. Introdução ……………………………….............................. 3
0. Materiais e Métodos ………………………………............... 5
0. Procedimentos Experimentais ………………………….….. 6
0. Resultados ………………………………............................. 7
0. Discussão ………………………………............................... 9
0. Conclusão ………………………………............................. 13
0. Referência ………………………………............................. 13
I. Introdução :
A solubilidade é uma propriedade física que é altamente alterada pelas estruturas químicas dos compostos, e está definidade como sendo a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em um solvente, em dadas condições de temperatura e pressão. As moléculas de soluto e solvente são mantidas por energias físicas : dipolo-dipolo, Forças de Van der Walls, Ligações de Hidrogênio, entre outros - que permitem que as moléculas se arrumem de formas distintas e determinam se serão líquidas, sólidas ou gasosas. Além disso, de acordo com a solubilidade podem ser formadas solução :
0. Saturada = o soluto dissolvido e o não-dissolvido estão em equilíbrio dinâmico entre si, denotando a maior concentração de soluto que uma solução pode conter.
0. Insaturada = a quantidade de soluto adicionada é inferior ao coeficiente de solubilidade, sendo possível dissolver um soluto adicional.
0. Supersaturada = a concentração de soluto é maior do que a da solução saturada, sendo uma solução muito instável, por isso seu soluto eventualmente tende a se cristalizar e precipitar.
Para haver a criação das forças intermoleculares que irão definir a solubilidade, são criados dipolos permanente ou temporários, que irão