Relatório Observaçao de ovarios
Índice
Introdução
Metodologia 4
Resultados/Discussão deresultados 5
Conclusão 6
Bibliografia
Introdução
No âmbito da disciplina de Ciências da Natureza, assistimos a uma atividade prática, onde tivemos a oportunidade de observar o corte histológico de ovário da mulher.O objetivo deste trabalho foi efetuar um aobservação microscópica dos gâmetas femininos,observar onde se formam e identificar as várias estruturas do ovários. Também nos permitiu estudar o desenvolvimento do ciclo sexual da mulher e identificar as fases do ciclo ovárico.
A espécie humana é caracterizada pela distinção de indíviduos do sexo masculino e indíviduos do sexo feminino. E para que esta especie se perpétue , é necessário ocorrer processos de reprodução, pois é necessário a fusão de gâmetas do sexo masculino com gâmetas do sexo feminino para originarem um novo ser.
A evolução dos folículos ováricos e a oogénese são fenómenos que ocorrem simultanêamente e têm início durante o desenvolvimento do embrião.A oogénese é o processo de formação dos gémetas femininos. Este inícia-se com a evolução dos folículos, que tem início na fase de embrião e acaba na menopausa.Os folículos ováricos estão em repouso até à puberdade. A partir da fase da puberdade, começa o ciclo sexual.
Uma vez que num ciclo sexual os principais acontecimentos ocorrem num ovário e num útero, tem que existir uma ciclo ovárico e um ciclo uterino.Ambos os ciclos ocorrem simultaneamente.A formação de células reprodutoras femininas ocorre nos ovários ( ciclo ovárico) e podem distiguir- se em três fases:
- fase