Relatório- método pour- plate
Os métodos de contagem de microorganismo tem das técnicas a de espalhamento em superfície e de Pour Plate.
Os microorganismo inespecíficos totais tem um meio de cultura não seletivo e é rica em nutrientes e não seleciona nenhum grupo, PCA. E o microorganismo especifico totais é rico em nutrientes e tem na sua composição substância seletiva e seleciona grupos de microorganismo, o Mac Conkey.
Materiais utilizados para o procedimento:
· 3 tubos de ensaio contendo em cada 9 ml de salina
· 2 placas de meio de cultura ( PCA e Mac Conkey)
· 2 pipetas graduadas
· Bico de bunsen
· Alça descartável
· 10 mL de amostra de leite
Procedimentos:
Primeiramente foram realizadas as manobras assépticas adequadas, higienizando-se as mãos e os equipamentos a serem utilizados, a fim de reduzir a carga microbiana do local de trabalho. E trabalhou-se, todo o tempo, nas proximidades do Bico de Bunsen, na chamada zona estéril.
Foram utilizados dois métodos de contagem do crescimento microbiano, primeiramente o “superfície” e após o “Pour-Plate”.
No método de superfície, foram feitas 3 diluições com a solução concentrada de cultura bacteriana (0,1 ; 0,01 e 0,001).
Essas diluições foram feitas da seguinte forma: Com o auxílio de uma pipeta graduada foi adicionado 1mL da solução concentrada de cultura bacteriana ao tubo de ensaio onde a diluição foi de 0,1, tendo-se, posteriormente, homogeneizado o tubo. Com outra pipeta graduada, foi adicionado 1mL da solução primeiramente diluída (de concentração 0,1) no tubo de diluição 0,01(posteriormente homogeneizado). Com outra pipeta graduada , foi adicionado 1mL da solução 2 diluída ( de concentração 0,01) no tubo de diluição 0,001 (posteriormente homogenizada). Com outra pipeta graduada, retirou-se 1 mL da solução 1 e colocou o caldo no meio de cultura seletivo ( mac conkey ) e no meia PCA ( sem seleção de microorganismos) , com o auxílio de uma alça descartável espalhou-se o caldo pelo meio de cultura,