Relatório Máquina de Atwood
Experimento Alternativo – Física I
(Máquina de Atwood)
Tecnologia em Eletrônica Industrial – 1º semestre
Laboratório Física Mecânica
2014
Sumário
Objetivo
Introdução Teórica
- Equacionamento para determinar aceleração na máquina de Atwood.
- Determinação da posição ocupada pelo móvel.
Procedimento Experimental
Resultados
Conclusão
Objetivo
Determinação da aceleração da gravidade utilizando a máquina de Atwood.
Conforme figura 1.
Figura 1. Máquina de Atwood.
Introdução Teórica
George Atwood (1746-1807), matemático inglês, entre seus trabalhos publicados o “Tratado do movimento de retilínio e rotação dos corpos”, (Cambridge, 1784). Descreve uma máquina destinada a verificação experimental das leis de aceleração, que ficou conhecida como “máquina de Atwood”.
A máquina de Atwood é um sistema de corpos ligados que teve grande importância no estudo da cinemática, ela tornou possível se obter movimentos com a aceleração constante de módulo continuamente ajustável entre 0 e ‘g’ (aceleração da gravidade). Esta máquina pode permitir que objetos caiam tão lentamente quanto se queira, bastando que suas massas sejam convenientemente selecionada (é isto que se faz com que se obtenha acelerações, cujo módulo, são pequenos ou próximos de ‘g’).
Na máquina de Atwood duas massas iguais são ligadas por um fio apoiado em uma roldana de baixo atrito. Uma massa menor é adicionada à massa que se encontra num nível mais alto, provocando desequilíbrio e causando um movimento descendente acelerado.
- Equacionamento para determinar aceleração na máquina de Atwood.
Figura 2 – Diagrama de forças do sistema.
Onde:
mg= peso da sobrecarga (esferas).
Mg= peso