Relatório MRU
Movimento retilíneo: Pode ser conceituado como um movimento de um móvel em relação a um referencial, descrito ao longo de uma trajetória retilínea (reta). Sendo assim consideramos o movimento retilíneo tanto como um descolamento horizontal ou também na vertical.
Objetivo.
Obter o encontro de 2 (dois) moveis, uma esfera e uma bolha d’água, em MRU com sentidos opostos sobre a mesma trajetória, através da distância e do tempo percorrido, para obter o tempo e a distância no exato momento do encontro entre os 2 (dois).
Embasamento Teórico.
Movimento retilíneo uniforme (MRU): É descrito como um movimento de um móvel em relação a um referencial, movimento este ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante. Com o devido cuidado de analisar os sentidos de velocidades e as mudanças de sinais que são frequentes quando redefinimos o eixo de referência. O móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais e tem-se aceleração nula. No MRU a velocidade média assim como sua velocidade instantânea são iguais.
Procedimento Experimental.
Em um plano inclinado (figura 1), com inclinação de 15° (quinze graus), foram realizados 3 aferições para cada móvel, e no final das medições será executado a média do tempo. E a de velocidade será obtida através de cálculos entre os espaços e o tempo percorridos.
Sendo aferido primeiro a esfera, que com um ima foi colocada no ponto 0mm (zero milímetros), que é seu ponto inicial, e com um cronometro marca o tempo que a mesma demora para percorre até alcançar os 400mm (quatrocentos milímetros) no plano.
Já a bolha d’água, posicionada inicialmente em 400mm (quatrocentos milímetros), e cronometrando o tempo até a mesma atingir 0mm (zero milímetros) no plano.
Figura 1.
Materiais Utilizados:
1. Plano Inclinado Kersting, com inclinação de 0º à 45°.
2. Cronometro.
3. Imã.
Tabela de tempo cronometrado.
Medida
Esfera
Bolha d’água
1
∆t1 7,43s
∆t1 5,93s
2
∆t2 7,44s