relatório modelagem e reforço continuo
FACULDADE DE ROLIM DE MOURA
Portaria Ministerial nº 2960 de 22 de outubro de 2003- DOU de 23 de outubro de 2003
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL II
RELATÓRIO DE EXPERIMENTOS “BIOTÉRIO”
ROLIM DE MOURA-RO
2014
SOCIEDADE ROLIMOURENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA
FACULDADE DE ROLIM DE MOURA
Portaria Ministerial nº 2960 de 22 de outubro de 2003- DOU de 23 de outubro de 2003
JaicieliNazaro de Farias
Luana Lopes Prates
Marlene Nogueira Pinheiro
Verônica Rodrigues Tomaz
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL II
RELATÓRIO DE EXPERIMENTOS “BIOTÉRIO”
Relatório apresentado referente a experimentos realizados, sobre Determinação do nível operante e treino ao bebedouro em laboratório para obtenção parcial de nota, sob orientação da professora Magda M. K. Tatagiba.
INTRODUÇÃO
O exercício foi realizado no dia 4 de abril do ano de dois mil e quatorze ás 19 hrs09 minutos. Nós primeiros 11 minutos foi executado e confirmado a resposta do treino ao bebedouro. A partir de então os 60 minutos, iniciamos a modelagem. O sujeito usado no experimento é o da gaiola do numero 12 que estava privado de água por 24 horas. Nesse experimento a água foi usada como um reforçador positivo para que o sujeito realizasse certos comportamentos.
Treino ao bebedouro é um experimento que tem como objetivo de condicionar o sujeito com o barulho do bebedouro e que o estimulo do barulho é água, que é um estimulo neutro (o barulho do bebedouro) que passa a ter um estímulo reforçador.Segundo Valera, Cruz e Cristina (2012), Moreira & Medeiros diz que o Reforço primário é natural de ordem filogenética, independente de nossas vontades como a dependência por água, alimento, sexo e etc. São itens que reforçam nosso comportamento naturalmente. O reforço secundário é condicionado e é de ordem ontogenética, em que algo é aliado ao reforço primário e o sujeito aprende a reconhecer esse elemento