Relatório Michele
Este relatório apresenta a descrição das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado, referentes a disciplina IPH02020, durante o período de Março a Agosto de 2003. As atividades se desenvolveram em dois locais distintos: Estação de Tratamento de Esgoto São João Navegantes (DMAE – Porto Alegre) e Laboratório de Tecnologia Mineral e Ambiental (LTM – UFRGS). As tarefas colaboraram com a parte experimental da tese de doutorado da Msc. Fabiana Tessele, intitulada “Tratamento de efluentes de reatores biológicos por técnicas físico-químicas avançadas para o reuso de efluentes líquidos e sub-produtos”, sob a orientação do professor Luiz Olinto Monteggia.
OBJETIVO, DESCRIÇÃO E FUNCIONAMENTO DA PLANTA PILOTO
O objetivo geral da planta piloto já construída na Estação de Tratamento de Esgotos São João Navegantes (DMAE) de um sistema de tratamento de esgotos domésticos é o reaproveitamento da água, com ênfase no emprego de flotação otimizados.
De acordo com Tessele, F. (2003) os objetivos específicos são:
Estudo, otimização e aplicação de técnicas físico-químicas e químicas avançadas para o tratamento de efluentes de reatores biológicos, visando a obtenção de padrões de qualidade requeridos para o reuso da água, para diversos fins;
Remoção físico-química de fósforo, visando sua recuperação;
Remoção de algas visando o reaproveitamento do lodo orgânico;
Remoção de organismos patogênicos (indicados por coliformes totais e fecais);
Oxidação/remoção de micropoluentes orgânicos (subprodutos da biodegradação) por radiação ultravioleta.
Estabelecimento de critérios de qualidade que permitam o reúso da água para diversos fins.
Comparação da qualidade da água resultante das configurações com e sem lagoa de estabilização, em termos de orgânicos não específicos, coliformes e parâmetros convencionais, tais como DQO, turbidez, condutividade, nutrientes, entre outros.
As unidades que compõem a planta piloto são: um reator UASB;
Figura 2. Representação