relatório Metálica
2.1. Aspectos Arquitetônicos e Construtivos
2.1.1. Áreas Construídas, vãos e espaços.
O complexo engloba além do estádio outras dependências, como espelho d’água, restaurantes, áreas livres, estacionamentos, entre outras totalizando uma área total de 307 mil metros quadrados. Na área do estádio, conta-se com cinco níveis, são eles: 00; 10; 20; 30 e 40. No nível 00 rebaixado em 6 metros ao nível do solo encontram-se o gramado, a garagem coberta, as áreas para os atletas, área médica e recepções. Neste nível notamos uma importante diferença entre os pilares que se encontram neste nível e nos outros níveis. Neste nível, pelo fato dos pilares serem constituídos de concreto armado, sua seção transversal é de dimensão muito superior aos outros níveis. No nível 10 localiza-se o acesso ao público geral e outras dependências como sanitários, bares, quiosques entre outras. No nível 20 encontram-se os lounges VIP e VVIP entre outras dependências.
A imagem abaixo consegue ilustrar claramente a disposição das dependências.
A arquitetura do estádio se desenvolve sobre uma perspectiva moderna explorando a exposição das estruturas metálicas como um dos principais elementos arquitetônicos presente no estádio.
Encontramos ao redor do estádio uma estrutura metálica com função de cobrimento interno e em alguns trechos com acessos a escadas de emergência. Podemos ver esta estrutura no detalhe da foto. Esta estrutura é uma das várias que compõe o complexo, e nela observamos a conciliação de vários tipos de perfis para formar uma estrutura. A cobertura do estádio será suportada por uma complexa estrutura metálica que será constituída de oito colunas e quarto vigas metálicas. Os pilares metálicos tem uma altura de aproximadamente 39 metros e no momento da visita já estavam fixados no solo. As vigas metálicas que serão apoiadas sobre os pilares formando um pórtico composto ainda não se encontravam fixadas.
As arquibancadas foram