relatório medições e volumes
Em nosso dia – a – dia utilizamos diversas formas de medições, sejam medidas de comprimento, volume, massa, entre outros. E todas estas são muito importantes, pois necessitamos delas para poder realizar diversas atividades, como compra, venda, medições de terrenos, temperatura, tempo, etc.
Assim como em nosso dia – a – dia necessitamos de formas de medições claras e específicas, na química, isso também é muito necessário. Muitas das medidas utilizadas na química são medidas que utilizamos diariamente. Segundo Masterton et. al (2009, p. 1), “A química está baseada em conceitos que exigem a medida de grandezas como comprimento, volume, massa e temperatura.
Quando realizamos algum tipo de experiência em laboratório, é necessário se ter exatidão no volume de um determinado elemento ou composto, pois um pequeno erro na medição pode gerar um grande erro no resultado final. E para uma medição precisa, ou com a exatidão necessária para não causar erros nos experimentos, é preciso a utilização de equipamentos adequados.
Neste experimento será utilizado diversas vidrarias, com o objetivo de verificar a precisão de cada uma, maneira correta de utilização, suas características e saber diferenciar equipamentos aferidos de equipamentos graduados.
Há dois tipos de equipamentos utilizados para a medição de volumes, os equipamentos aferidos e os equipamentos graduados. Os equipamentos graduados são utilizados quando não é necessária uma exatidão, e com este equipamento podemos medir aproximadamente diversos volumes. Exemplos destes tipos de equipamentos são: Bécke e pipeta graduada.
Já os equipamentos aferidos são utilizados quando se necessita grande exatidão. Há diversos tipos de equipamentos volumétricos, como o balão volumétrico, provetas volumétricas, entre outros.
É necessário levar se em conta alguns cuidados quando realizamos medições de volumes em laboratório, tais como, temperatura, limpeza do equipamento, erro de paralaxe. Segundo Skoog et. al,