Relatório Medições e Incertezas
MEDIÇÕES E INCERTEZAS
Introdução/Objetivos
Quando se relata o resultado de medição de uma grandeza física, é obrigatório que seja dada alguma indicação quantitativa da qualidade do resultado, de forma tal que aqueles que o utilizam possam avaliar sua confiabilidade. É, portanto, necessário que haja um procedimento prontamente implementado, facilmente compreendido e de aceitação geral para caracterizar a qualidade de um resultado de uma medição, isto é, para avaliar e expressar sua incerteza.
Nesta prática, trabalhamos com o conceito de incerteza avaliando o tempo de queda de uma esfera a partir de determinada altura e calculando, então, o valor da gravidade no momento da experiência, tomando como base seu valor padrão estabelecido (9,81 m/s²).
Em geral, o resultado de uma medição é somente uma aproximação ou estimativa do valor do mensurando, do método de medição e do procedimento de medição. Este resultado só é completo quando acompanhado pela declaração de incerteza dessa estimativa.
Desenvolvimento
Materiais utilizados:
Esfera metálica
Cronômetro
Trena
PRÁTICA
Procedimento:
A partir do solo, estabelecemos uma altura de 2 metros com a trena. Após marcação da altura, abandonamos a esfera do ponto máximo e cronometramos o tempo que ela gasta até tocar o solo. Essa cronometragem foi feita por dez vezes.
Todos os valores foram registrados conforme abaixo:
A partir desses valores, calculamos a média de tempo obtida com os resultados:
Logo após, inserimos o resultado na fórmula para calcularmos a gravidade:
A incerteza da medição foi identificada com o desvio médio, ou seja, com a média aritmética dos desvios de cada medida, conforme abaixo.
Resultados
O resultado encontrado para o valor da gravidade a partir da média aritmética das medidas foi de 9,21 m/s², valor bem próximo do padrão estabelecido de 9,81m/s².
O procedimento estatístico usado para o tratamento de medidas experimentais