relatório massa-mola
Um sistema massa-mola é formado ligando-se uma massa m a uma mola. Quando a massa m é deslocada de sua posição de equilíbrio, provocando uma deformação da mola na direção da linha do seu comprimento, e liberada para se movimentar, a massa m executará um movimento oscilatório.
2. OBJETIVOS
Os objetivos deste experimento são:
i) verificar se um corpo elástico (mola) obedece à Lei de Hooke; ii) calcular a constante elástica da mola, k, através de um experimento simples com um sistema massa-mola e com o auxílio de um papel milimetrado (ou gráfico linear construído usando o programa Excel)
.iii) estudar a dependência do período de oscilação de um sistema massa-mola com a massa.
3.MATERIAIS E MÉTODOS
Os materiais necessários para realização deste experimento são:
1-Aparato de Hooke;
2-Porta-peso;
3-Pesos;
4- Molas diversas;
5- Cronômetro.
Roteiro Experimental:
1ª Parte: Determinação da constante elástica da mola k.
i. Pegamos uma mola de aço e a penduramos ao suporte, anotando os detalhes da mesma na tabela; ii. Identificamos a posição inicial da mola x0 e anotamos na tabela de dados; iii. Penduramos uma quantidade inicial de massa a essa mola e medimos o valor de x. Acrescentamos sucessivamente massas ao suporte e anotamos o valor de Δx para cada massa colocada; iv. Repitimos os itens para mola de plastico.
2ª Parte: Dependência do período T com a massa m.
i. Usamos as mesmas molas da 1ª Parte; ii. Penduramos uma quantidade de massa e colocamos o sistema para oscilar distendemos a mola de certa distância e depois soltamos a massa.
Verificamos o que ocorre com a frequência quando se distende a mola por diferentes comprimentos; iii. Com o auxílio do cronômetro medimos o tempo t para o corpo completar 10 oscilações. iv. Repitimos tudo para mais 3 valores de massa.
4.RESULTADOS E DISCUSSÃO
4.1,1 TABELA DAS MASSAS, VARIAÇÕES “Δx” E PERIODOS PARA MOLA DE AÇO
Massa