Relatório Marcha humana normal e patológica
Marcha Humana Normal e Patológica
SEU NOME
Relatório da matéria optativa Marcha Humana Normal e Patológica, realizada no ---- entre -- e -- de 2013; Faculdade de Medicina de ----
Prof. Dr. ---
SUA CIDADE
DATA
Objetivos
Gerais: A disciplina propõe apresentar ao aluno os conceitos essenciais da biomecânica da marcha humana normal e discutir os padrões patológicos mais habituais.
Específicos: 1) conhecer os conceitos relacionados à marcha humana normal, 2) reconhecer os princípios e as fases da marcha humana, 3) conhecer os recursos armados para análise da marcha, 4) identificar os padrões patológicos mais habituais de marcha e as intervenções terapêuticas a eles relacionadas.
A Marcha Humana
FASE DE APOIO: Ocorre quando o pé encontra-se em contato com o solo e sustenta o peso. Ela permite que o membro inferior suporte o peso do corpo e ao mesmo tempo possibilita o avanço do corpo. Representa cerca de 60% do ciclo da marcha.
Fase de balanço: Ocorre quando o pé não está mais sustentando peso e move-se para frente. Apresenta cerca de 40% do ciclo da marcha.
-A fase de apoio ainda pode ser subdividida em cinco subfases:
Contato inicial: Quando o calcanhar toca o solo. Nesse período, um pé começa a perder o contato com o solo enquanto o outro membro começa a surportar o peso corporal e amortecer o choque do contato inicial.
Resposta à carga: Compreende a fase de transferência do peso para o pé que acabou te tocar no solo. Até antes do que o membro oposto deixe o solo. Corresponde ao período inicial de duplo apoio.
Apoio médio: Durante este período apenas um membro inferior sustenta o peso do corpo, enquanto o outro membro entra na fase de balanço. Consistindo o apoio simples.
Apoio terminal: Essa fase completa o apoio simples. Começa com a elevação do calcanhar e continua com o contato inicial do membro inferior contralateral.
Pré-balanço: Durante esse período o membro de apoio transfere o peso