Relatório - logística
Com este relatório podemos observar que a logística é um segmento muito amplo que abrange todos os setores de uma organização. O meio em que estas organizações estão inseridas influencia muito em seu comportamento, tais como o ambiente interno e externo, ou macro e micro ambiente, que juntos trazem muitas incertezas. A principal diferença entre eles é que no micro as variáveis são controláveis, ou seja, podem ser monitoradas e no macro são todas as variáveis imprevisíveis das quais não podemos antever.
Numa visão macro a principal característica da logística atualmente é o grande desenvolvimento tecnológico, tais como a evolução dos sistemas de informação que se tornaram muito eficientes, principalmente com a aplicação voltada aos métodos de produção, com máquinas e equipamentos que proporcionam uma velocidade e maior eficiência da produção, minimizando erros e aumentando a capacidade produtiva.
Outra inovação é na área do transporte com o advento de veículos com rastreamento e sistemas de comunicação interligada com seus fornecedores o que facilita a velocidade de entrega e a otimização de rotas.
No micro ambiente que corresponde principalmente aos clientes, concorrentes e fornecedores, esta se investindo muito em melhores níveis de serviço ao cliente, com o treinamento especializado de profissionais na área de vendas, pontualidade em entregas, aumento da qualidade do produto final, e também pesquisas de mercado, tudo isso para minimizar os custos e atingindo as expectativas do consumidor.
Há pouco tempo atrás a logística era encarada com uma atividade meramente de transporte, atualmente com o crescimento do seu ciclo de vida ela se expandiu, chegando aos mais altos níveis hierárquicos da organização, pois afinal tudo é logística.
De acordo com Renata Piccolo, coordenadora de recrutamento e seleção da Plena Consultoria em Recursos Humanos, só nos últimos 12 meses o crescimento da procura por profissional de logística cresceu em torno de 30%.