Relatório Laboratorio de Negocios
Certificate in Business Administration - CBA
Aroldo F. Braga
RELATÓRIO FINAL
LABORATÓRIO DE NEGÓCIOS
São Paulo
2014
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Levando em consideração o cargo de VP em finanças, algumas fundamentações teóricas foram necessárias com o intuito de se aprofundar e entender melhor como lidar com as situações apresentadas pelo simulador.
Um dos principais indicadores ao qual tivemos que se aprofundar foi o ROE. ROE, que do inglês seria Returno n Equity, ou em português Retorno sobre o patrimônio é um indicador financeiro percentual que se refere à capacidade da empresa em gerar valor à ela e a seus acionistas utilizando seus próprios recursos. Isto é, o quanto ela cresce utilizando seus próprios recursos. De modo geral quanto mais alto esse retorno , melhor para os proprietários.
Para se calcular o ROE, multiplica-se a margem liquida de uma empresa por seu giro de ativos e pela sua alavancagem financeira. Também pode-se calcular o ROE pelo lucro liquido, dividido pelo patrimônio liquido da empresa.
Também não menos importante que o ROE, foi o conceito da alavancagem da empresa.
A alavancagem resulta do uso de ativos ou fundos a custo fixo para multiplicar os retornos aos proprietários da empresa. De modo geral, aumentá-la resulta em maior retorno e risco, ao passo que reduzi-la, diminui ambos. O volume de alavancagem na estrutura de capital da empresa (mix de dividas de longo prazo e capital próprio que ela mantém) pode afetar seu valor de maneira significativa ao afetar o retorno e o risco. Ao contrario de algumas fontes de risco, a administração tem quase controle total sobre o risco introduzido pelo uso da alavancagem. Em virtude de seu efeito sobre o valor, o administrador financeiro deve saber como medir e avalia-la, especialmente ao tomar decisões referentes à estrutura de capital.
Importante igual e ligado diretamente