Relatório iodeto de chumbo
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
CURSO LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA
PROFESSOR DR. FERNANDO PORTELA
CAMPUS DE CAJAZEIRAS – PB
Componentes:
Jesana Moura
Anne Fabely
Manel Vanderson
Vanessa Gonçalves
SÍNTESE DO IODETO DE CHUMBO (PbI2)
CAJAZEIRAS - PB 2012 1 - INTRODUÇÃO Iodeto de chumbo (PbI2) ou iodeto plumboso é um sólido amarelo brilhante à temperatura ambiente, que se torna reversivelmente vermelho-tijolo por aquecimento, sem odor e afunda na água, Em sua forma cristalina é usado como um material detector de fótons de alta energia, incluindo raios-x e raios gama. O iodeto de chumbo é tóxico devido ao seu teor de chumbo.
No século XIX, ele foi usado como pigmento de artistas e era chamado amarelo de iodo, mas era demasiadamente instável para ser útil. Atualmente é utilizado em fotografia, na medicina, em impressão, ouro mosaico, e bronzeamento. Hoje está cada dia mais conhecido. o Iodeto de chumbo mostra uma grande promessa como um material de espectrômetro de raios-X para uso à temperatura ambiente e acima dela.
Ele pode ser obtido como um precipitado amarelo ao reagir soluções de nitrato de chumbo (II) e iodeto de potássio: Pb(NO3)2(aq) + 2KI(aq) → PbI2(s) + 2KNO3(aq)
2- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Iodeto de chumbo de formula molecular PbI2 é um composto pouco solúvel em água fria, mas bastante solúvel em água quente, produzindo uma solução incolor; ao ser resfriada a solução, o PbI2 cristaliza-se como plaquetas hexagonais de cor dourada.
O iodeto de chumbo, devido à sua cor característica, é muito utilizado em química analítica: soluções de iodeto são úteis para identificar a presença de chumbo, e, na mão oposta, soluções de sais solúveis de chumbo (II) (nitrato, acetato) podem ser usadas para testar a presença de iodetos em uma solução, mas só quando a quantidade de íons Pb+2 e/ou I- nas soluções for suficiente para