Relatório III
Professor Diego H. O. Machado
Experimento III
Superfícies Equipotenciais.
Adriano Sakaguchi - 141011742
Diego de Toledo Ruy - 811696
Gustavo Gomes - 141010461
Henrique Barreto - 141012171
Sumário
1 - INTRODUÇÃO
2 - OBJETIVOS
3 - EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
4 – PROCEDIMENTO
5 – RESULTADOS E DISCUSSÃO
6 - CONCLUSÃO
7 – BIBLIOGRAFIA
Introdução
O campo elétrico é um campo vetorial que consiste em uma distribuição de vetores, um para cada ponto na região ao redor de um objeto carregado, a intensidade do vetor campo elétrico (E) é dada pela relação entre a força elétrica (F) e a carga de prova (q):
Michael Faraday quando introduziu o conceito de campo elétrico no século XVII, imaginava o espaço ao redor de um corpo carregado sendo preenchido por linhas de força. Embora não tenha significado físico real, tais linhas fornecem um modo muito conveniente de se visualizar a organização dos campos elétricos.
No eletromagnetismo, o potencial elétrico em certo ponto no espaço, é o quociente entre energia potencial elétrica e a carga associada a um campo elétrico estático. Também é relacionado com a capacidade de um corpo eletrizado realizar trabalho em relação a certo campo elétrico. Considerando o campo no espaço, conclui-se que superfícies de mesmo potencial ou superfícies equipotenciais são planos perpendiculares à direção do campo, no caso de campo elétrico uniforme.
As moléculas de águas são classificadas como polares, ou seja, apresentam um dipolo permanente. Esse dipolo quando colocado em um campo elétrico tende a se alinhas com o campo devido ao torque que esse campo produz no dipolo.
Objetivos
Neste experimento temos como objetivo a determinação das linhas de campo elétrico entre dois condutores com configurações quaisquer.
Equipamentos Utilizados
Fonte de tensão variável (Kepco DPS 40-2M)
1 Multímetro (Minipa ET – 2076)
Eletrodos
Cabos
Folhas de papel milimetrado
Água
Procedimento
Primeiramente,