Relatório Idoso
Teoria Psicossocial
Relatório “Identidade Social: Idosos”
Professora: Renata Flecha
Psicologia - 2° período – Noite
Alunos: Camila Maurício, Fábio Iannini, Isabela Costa,
Lilian Bernardino, Marina Senra, Monique, Rodrigo Aroeira,
Samuel Amorim, Suely Andrade, Thalita Silva.
Belo Horizonte – 2013
Texto A – Identidade e Aposentadoria – Maria de Fátima de Souza Santos
A identidade se estabelece no processo de comunicação por meio de símbolos significantes.
O sujeito se forma a partir das relações sociais e se construirá por meio da cultura do lugar onde vive, do seu período de trabalho, da sua formação, enfim da vida ativa que levou e no final a sua aposentadoria.
A aposentadoria representa uma etapa final na vida do idoso e varia bastante a forma com que estes encaram isto, uns com tranqüilidade e proveito, outros se sentem desvalorizados, inúteis, vazios.
Outro fator importante a se considerar são as mudanças no corpo que ocorrem por causa da idade, as modificações corporais são intensas e para muitos são motivo de desespero e insegurança e já para outros é motivo de orgulho mostrar sua experiência e a conquista de chegar até ali.
Texto B – O envelhecimento na atualidade: aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais – Rodolfo Herberto Schneider/ Tatiana Quarti Irigarai
A velhice só pode ser compreendida a partir da relação estabelecida com os aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais, e isto está diretamente ligado ás condições que o sujeito viveu ao longo da sua vida, suas condições financeiras, históricas, culturais, dentre outras, ou seja, esse fatores que vão diretamente influenciar no seu futuro como idoso ou aposentado.
Alguns idosos aproveitam sua velhice viajando, conhecendo lugares novos, praticando esportes, fazendo coisas que antes não podiam fazer, e alguns ainda tentam manter-se jovens fazendo cirurgias plásticas. Existem outros, que