Relatório Grupo de ânions I
Centro de Ciências Exatas e da Terra
Instituto de Química
Objetivo
O Experimento VI, denominado como grupo de ânions 1, realizado no dia 24 de outubro de 2014, tem como objetivo principal: identificar e provar experimentalmente a presença de ânions do grupo 1 (F-, Cl-, Br, I-) em uma solução através de técnicas de análises químicas, entre elas: precipitação e mudança na coloração.
Introdução
O grupo de ânions I tem os componentes F-, Cl-, Br- e I-. Esse grupo caracteriza-se por formar precipitados com metais pesados e também complexos em alguns casos.
O flúor é extremamente reativo, especialmente quando em contato com um material orgânico. O flúor é um gás amarelo-pálido e no estado líquido tem cor amarelo-canário. Ele se destaca na Tabela por ser o elemento mais eletronegativo e reativo de todos os elementos. É o 13º elemento mais abundante no planeta, sendo entre os halogênios o mais presente na crosta terreste. É encontrado em minerais como a fluorita, a criolita e a fluorapatita, o flúor é acessível ao homem geralmente na natureza nas formas de fluoretos, substância essa que se localiza no ambiente de forma variada (no ar, na água, nas plantas e nos animais). A história do flúor é uma coleção de tragédias. Tanto Davy como Gay-Lussac e Thenard sofreram duramente os efeitos do gás HF inalado em pequenas quantidades. Entre os compostos do flúor encontramos os freons — compostos orgânicos, contendo cloro e flúor em determinadas proporções, que podem ser usados como lubrificantes, plásticos, líquidos de refrigeração e inseticidas. Um deles, o freon-12 — que é o CCl2F2, descoberto em 1928 —, ainda é bastante usado como líquido de refrigeração em aparelhos de ar condicionado doméstico e industrial e câmaras frigoríficas em geral. Em baixa concentração, menor que 1 ppm, os íons fluoreto conferem uma excelente proteção aos dentes contra as cáries. Os habitantes das cidades que