Relatório gerencial de solução de problemas do refeitório da empresa
As filas de espera podem ser percebidas, na maioria dos casos, como sendo uma experiência negativa que implica em custos adicionais (físicos, monetários ou psicológicos). A conseqüência disso são os impactos negativos que o colaborador sente na fila de espera e que se traduzem numa insatisfação para com a empresa.
Espera-se com a realização deste estudo, trabalhar melhorias no tempo de espera da fila do refeitório. O objetivo é, então, analisar como é possível satisfazer os colaboradores e quais ações devem ser tomadas para alcançar esse objetivo, caso contrário a situação continuará impactando negativamente a rotina dos colaboradores. Através deste estudo se torna fácil planejar ações de melhoria futuras, como o redimensionamento das instalações, equipamentos e pessoal.
2. Cenário Atual
Atualmente a empresa possui 600 colaboradores e o restaurante tem capacidade para 80 colaboradores, os quais cumprem 40 minutos de almoço e enfrentam uma fila de espera de 20 minutos no refeitório, podendo implicar atraso no retorno ao trabalho/setor.
3. Melhorias sugeridas
3.1 - Melhoria A
Definição de horário de almoço para todos os setores.
3.1.1 – Apresentação
Com base nas reclamações dos colaboradores sobre a demora na fila de espera do almoço, foi elaborada uma escala (fig. 1) que determina o horário especifico de almoço para cada setor estabelecendo entre si intervalos de 0:30 minutos ou 80 pessoas a cada 0:30 minutos, essa melhoria pode ser implantada em curto prazo.
Setor Horário de Almoço
Montagem manual
Montagem automática
Estamparia
Pintura
Manutenção
Ferragem
Administrativo 11:00
11:30
12:00
12:30
13:00
13:30
14:00
Figura 1: Escala Geral do horário de almoço
3.1.2 – Benefícios
Redução do tempo da fila de espera, sincronização da produção equalizando as operações e parada de apenas um setor fabril a cada 0:30 minutos.
3.2.3 - Custos
R$ 0,00
3.2 Melhoria B
Ampliação do refeitório (compra de