Relatório Geração Idade
Relatório de Observação:
A entrada no mercado de trabalho é considerada um passo importante em direção ao mundo adulto. Para muitos jovens brasileiros, esse avanço acontece ainda durante o ensino médio, antes dos 17 anos, por uma necessidade de complementar a renda dos pais, enquanto nas famílias com melhor situação financeira, o passo costuma ser dado somente após a entrada na faculdade.
A vontade de trabalhar, no entanto, pode surgir precocemente. Nesses casos, cabe aos adultos tentar compreender qual é a motivação por trás desse desejo para avaliar se ele deve ser atendido ou adiado por mais alguns anos.
Em todos os casos, para qualquer jovem menor de 18 anos, são proibidos trabalhos em condições consideradas insalubres, perigosas, em período noturno ou em horários que impeçam a frequência à escola.
É muito importante para o desenvolvimento de sua personalidade e competências, aprende a ter disciplina e comprometimento, conhece o valor do dinheiro, por conta do sacrifício, lembrando que o trabalho deve vir em segundo plano, priorizando os estudos e de forma que não prejudique o jovem.
Trabalho em uma empresa do segmento logístico e temos um contrato com o JIP programa de menores aprendizes, pude observar a evolução de muitos jovens, no desenvolvimento de competências, melhoria de relacionamento interpessoal e crescimento profissional. Dentro de uma estimativa de 11 menores trabalhando na empresa, 6/7 são efetivados. Posso relatar com propriedade, pois participei deste programa aos 16 anos, e além da Instituição treinar os menores, dão todo o suporte de assistência social e psicológica, monitorando a assiduidade na escola e a evolução no geral é notória. Uma experiência incrível, de ter a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, crescimento profissional e pessoal. Sendo que os adolescentes de hoje são superprotegidos e não conhecem a realidade do