Relatório física
Curso de Engenharia Civil – Matutino/Noturno – 2011.2
Vinícius Castelo Branco de Freitas
Leonardo Nunes
RELATÓRIO
A lei de Hooke
Salvador
2011
Vinícius Castelo Branco de Freitas
Leonardo Nunes
RELATÓRIO
A lei de Hooke
Relatório apresentado junto ao curso de Engenharia Civil da Universidade Católica do Salvador, como requisito parcial da disciplina Física Geral e Experimental, ministrada pelo professor Bião.
Salvador
2011
1. Objetivos gerais
Determinar a constante elástica de uma mola (constante de Hooke) estaticamente e dinamicamente utilizando instrumentos e montagem simples. 2.1. Objetivos específicos
* Abranger conceitos relacionados à elasticidade dos materiais; * Constatar, de forma experimental, a lei de Hooke em molas helicoidais; * Analisar o comportamento da mola bem como aferição das medidas de deslocamento linear, ocasionadas pela aplicação de forças. 2. Introdução teórica
Entende-se por Lei de Hooke aquela que especifica a força existente em diversos materiais quando há compressão ou extensão. Todo material que é submetido a uma força, apresenta uma modificação, nitidamente percebida ou não. Em uma mola pode ser mais facilmente notada essa alteração, principalmente quando se exercem ações como apertar, comprimir, pressionar ou esticar. Porém, outras ações não são visíveis em outros materiais, como no ato de abrir uma porta, quando há deformidade tanto na porta quanto na mão que a abriu.
Esta força restauradora tenta restaurar o formato original dos materiais. Ela se origina nas forças intermoleculares. Quando há uma alteração pequena no material, ele retornará à sua forma original quando não houver mais força geradora da deformidade, denominando-se regime elástico. Porém, em grandes deformações, o material poderá manter-se no novo formato, o que denomina-se regime plástico.
Analisando o regime elástico, a figura mostra uma mola com comprimento natural