RELATÓRIO FÍSICA EXPERIMENTAL - CAMPO ELETRICO
Física para Matemática II - Laboratório de Física
Professor: Azevedo
Aluna: Renata Machado Gonçalves Velloso
Matrícula: 201020440811
Experimento: Campo Elétrico
1. OBJETIVO
Demonstrar visualmente a existência das linhas de força através do mapeamento de campo elétrico.
2. MATERIAL UTILIZADO
Farinha de trigo e Óleo de cozinha, Cabos elétricos, Fonte de corrente contínua, Disco metálico para o bastão, Eletrodos, Gerador de Van de Graff.
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Colocaram-se dois eletrodos retos sobre o vidro de um retroprojetor e neles fizeram-se conexões elétricas. Apoiando-se uma cuba cilíndrica sob os eletrodos, logo após colocou-se dentro da cuba uma pequena quantidade de óleo, formando-se uma lamina de óleo sobre a cuba cilíndrica, e espalhou-se uma pequena quantidade de farinha sobre o óleo existente na cuba, em seguida os dois eletrodos foram carregados, para o alinhamento das partículas e analisamos as imagens obtidas através do retroprojetor e na própria cuba. Após o procedimento o campo elétrico foi se formando.
3.1. GERADOR DE VAN DE GRAFF
O Gerador Van de Graaff é uma máquina que utiliza uma Correia Móvel para acumular Tensão Electrostática muito alta na cavidade de uma Esfera de Metal.
Robert Van de Graaff (1901-1967), físico Americano, foi o criador do instrumento. Ele construiu o primeiro destes geradores, por volta de 1930, para acelerar Partículas Atómicas, Figura 1. Figura 1: Robert J. Van de Graaff e uma das primeiras versões do Gerador Van de Graaff
No interior do Gerador de Van de Graaff, a Correia Móvel está acoplada a uma Roldana de Plástico, Figura 2. Quando o Motor aciona a Roldana, a Correia fricciona a Roldana de Plástico, transferindo Cargas Negativas para ela. Enquanto o Motor continua a acionar a Roldana, as Cargas Negativas na Roldana acumulam-se e induzem Cargas Positivas na Escova de Metal de forma afiada. O Campo