Relatório Física 3 Medida de Corrente
INSTITUTO DE FÍSICA
EXPERIÊNCIA 1: MEDIDA DE CORRENTE E DIFERENÇA DE POTENCIAL
FIS123 – Física Geral e Experimental III-E
Prof.:
Objetivo
Dentro do campo de estudos em eletricidade, existemduas grandezas básicas que podem ser medidas:
Tensão – utilizando o voltímetro
Corrente – utilizando o amperímetro
Trabalhamos com duas grandezas essenciais no estudo de eletricidade: corrente e diferença de potencial. Somente através do significado delas é possível entender essa parte da Física – o qual foi o objetivo deste experimento. Fizemos isso através da utilização de diversos instrumentos, observações, anotações e cálculos.
Introdução
A taxa de passagem de cargas através da área da seção de um condutordefine corrente elétrica. Mas para que exista esse deslocamento de cargas é necessário que seja realizado um trabalho para superar a força elétrica exercida pelo campo.
O trabalho realizado independe do caminho da corrente e sim dos pontos inicial e final, pois o campo elétrico é um campo conservativo. Portanto, este trabalho é igual ao produto da corrente pela diferença de potencial.
A existência de uma diferença de potencial em um circuito tende a provocar o surgimento de uma corrente elétrica. Ao se moverem, os elétrons passam pelos condutores e se chocam com os átomos destes liberando energia térmica. Quanto mais difícil é a passagem, menor é a corrente. Essa dificuldade é denominada de resistência. Esta depende em grande parte das propriedades físicas do condutor, entretanto, é possível que ela dependa também da corrente elétrica que o atravessa.
V = R(I)* I
Sendo V a diferença de potencial, I a corrente elétrica e R(I) a resistência em função da corrente.
Se a resistência do condutor não depende da corrente que o atravessa, obedece a uma lei, chamada Lei de Ohm e dizemos que esse condutor é ôhmico:
Analogamente, quando a resistência do material depende da corrente, dizemos que este é não