Relatório fq - soluções e colóides

1971 palavras 8 páginas
Objectivos
A realização desta actividade experimental teve como objectivos: seleccionar o material apropriado à preparação de uma solução, explicitar as etapas e procedimento necessários à preparação de uma solução, tanto a partir do soluto sólido(permanganato de potássio), como por diluição de outra solução, preparar experimentalmente soluções de concentração conhecida, atribuir significado físico ao termo “factor de diluição” em termos de razão entre o volume final da solução diluída e o volume inicial da solução de partida.

Introdução

Na química, uma dispersão é considerada uma mistura, na qual, a olho nu, não é possível distinguir as diversas fases que a constituem.
Esta é no mínimo formada por duas substâncias, que se designam por componentes da dispersão e obtêm-se consoante o estado físico da fase dispersa (soluto) e da fase dispersante (solvente) da substância em estudo.
As dispersões podem classificar-se, conforme as dimensões das partículas da fase dispersa, podendo estas ser:
. Soluções (verdadeiras);
. Colóides (soluções coloidais);
. Suspensões.
Solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das particulas dispersas é menor que 1 nanómetro. Estas partículas podem ser iões, átomos ou moléculas. A solução ainda pode ser caracterizada por formar um sistema homogéneo (a olho nu e ao microscópio), por ser impossível separar o disperso do dispersante por processos físicos. Estas são compostas por moléculas ou iões comuns. Podem envolver sólidos, líquidos ou gases como dispersantes (chamados de solventes – existentes em maior quantidade na solução) e como dispersos (solutos). A solução também pode apresentar-se nesses três estados da matéria. Obtém-se a partir da dissolução do soluto no solvente.
Sabemos que as soluções não possuem propriedades físicas muito definidas pelo facto de dependerem das quantidades de soluto e solvente nelas presentes. Esta mesma quantidade de soluto e solvente podem-se relacionar através da grandeza física:

Relacionados

  • biotecnollogia
    21812 palavras | 88 páginas
  • medição de vazão
    90837 palavras | 364 páginas
  • Medição de vazão
    89882 palavras | 360 páginas