relatório força de atrito
Através dos conhecimentos adquiridos sobre as três leis de Newton, buscamos com a realização deste experimento, concretizar o aprendizado, analisando as forças existentes no movimento de um corpo desde o seu estado estático até o inicio do seu movimento quando passa para o estado cinético, durante esta troca nos deparamos com a força de atrito responsável por dificultar o movimento de um corpo, quanto maior a força de atrito se torna mais difícil à movimentação do corpo. Porem ao superarmos a força de atrito ela diminui, tornando assim mais fácil continuar com a movimentação do corpo.
Objetivo(s) da Experiência:
Reconhecer as condições de equilíbrio estático.
Determinar a constante elástica da mola.
Determinar as forças que atuam em um plano inclinado.
Encontrar as componentes da força peso em um plano inclinado.
Traçar os gráficos das componentes da força peso em função do ângulo de inclinação.
Introdução Teórica:
A força de atrito (Fat) é a força de contato exercida por um corpo sobre outro corpo, ela esta sempre no lado e sentido opostos a força F aplicada sobre o corpo, conforme a figura 1:
Figura 1-Força de atrito
Fonte: www.brasilescola.com/fisica/forca-atrito.htm
A força de atrito ocorre devido à ligação das moléculas entre os corpos em contato da superfície.
A força de atrito é proporcional à força normal conforme a fórmula:
Fat= μ.N
Onde μ (letra grega mi) é o coeficiente de atrito que depende da natureza das superfícies de contato entre os corpos estudados.
Força de Atrito Estático
Representado por Fe ela é a força que está contrária à tendência de movimento. Por exemplo, quando queremos trocar o móvel de lugar tentamos empurrá-lo ou puxá-lo até onde queremos que ele fique, no entanto, em alguns casos percebemos que ele não sai do lugar, pois a força que imprimimos sobre ele não é suficientemente grande para que ele possa sair do estado de repouso. O que acontece é que a força de atrito é maior que a força que aplicamos