RELATÓRIO FISIOLOGIA VEGETAL
1. Introdução
Fotossíntese
Fotossíntese é o processo bioquímico que as plantas usam para obter compostos carbonados, estes obtidos através do uso da energia que a luz solar tem, é ela que vai dirigir a reação feita entre a água e o gás carbônico para formar glicose e oxigênio (TAIZ; ZEIGER, 2004). Como mostrado na seguinte formula:
6CO2
+
Gás
6H2O
Água
Luz
C6H12O6
Glicose
+
6O2
Oxigênio
Carbônico
O gás carbônico é absorvido do ar pelos estômatos que fazem as trocas gasosas das folhas, local da planta no qual ocorre à fotossíntese, além de vir do processo de respiração celular. Já a água é absorvida pela raiz de onde é levada para o resto da planta.
Os cloroplastos é que são os responsáveis pela absorção da luz. Ele é composto por duas membranas, externa e interna, e por dentro ela é composta por membranas de tilacóides que são altamente dobradas e pode estar organizada na forma de grana, um empilhamento da membrana como a de moedas. O tilacóide tem um espaço interno e ele é chamado de lume, o que banha todas essas membranas
[e chamado de estroma (TAIZ; ZEIGER, 2004).
Fonte: Raven, P.H. Biologia Vegetal. 2010
2
Nas membranas do tilacóide há pigmentos, estes são os responsáveis pela captura da energia da luz. Os principais pigmentos responsáveis por isso são as clorofilas, as ficobilinas e os carotenóides. Os dois últimos e as clorofilas b e c, são chamados de pigmentos acessórios, pois não são responsáveis diretamente pela produção de oxigênio, eles são responsáveis por aumentar o espectro de luz que a planta absorve (RAVEN, 2010).
Quando esses pigmentos absorvem luz os elétrons de suas moléculas entram em um nível energético maior, vibrando mais, este pigmento se encontra em seu estado excitado. Para voltar ao seu estado normal, em um nível energético menor, ele libera energia (TAIZ; ZEIGER, 2004), isto pode ocorrer de três formas:
1. Por fluorescência, quando o elétron volta ao seu estado