Relatório financeiro
Apresentamos para a sua análise e apreciação o Relatório de Administração, as Demonstrações Financeiras da GUARARAPES CONFECÇÕES S.A. Individual (“Companhia”) e consolidado, com o parecer dos auditores independentes, referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2008.
1. ANÁLISE CORPORATIVA
Não restam dúvidas que o cenário macroeconômico adverso que se evidenciou a partir de setembro mudou as perspectivas de risco e de avaliação de ativos nos mais diversos segmentos de atividade econômica. Não se pode esquecer, porém, que 2008 também trouxe aspectos positivos tais como a concessão de grau de investimento ao Brasil e sua boa performance frente a um cenário internacional bastante instável.
Para o Grupo Guararapes, a situação não foi diferente. A queda na taxa de confiança dos consumidores modificou a trajetória da curva de vendas da Riachuelo no decorrer do quarto trimestre e alterou as perspectivas de consumo da população no curto prazo, porém 2008 foi muito mais do que isso.
Mantendo sua estratégia expansionista, a Companhia inaugurou mais nove lojas e remodelou outras doze, totalizando 258 mil m² de área de vendas distribuídos em 102 unidades presentes em todas as regiões geográficas do país. Em agosto, com o intuito de desenvolver ainda mais todas as operações referentes aos 14,5 milhões de cartões Riachuelo, iniciou as atividades da Midway Financeira. Ao final de setembro, concluiu o processo de automação do Centro de Distribuição localizado em Guarulhos, responsável pelo abastecimento de 70 lojas.
Com o objetivo de evoluir ainda mais no processo de desenvolvimento logístico, a Companhia adquiriu o sistema de gestão comercial da Oracle, que será implementado ao longo do exercício de 2009. Com o novo sistema, será possível realizar um gerenciamento de cada item de mercadoria através de seus respectivos ciclos de vida com o intuito de otimizar a margem de cada produto no decorrer do tempo de permanência no interior das