Relatório Final Pivit
1941 palavras
8 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
Prédio da Reitoria - Térreo - CP 131 - Campus II - Goiânia - GO - CEP-74001-970 - Fones: 3521-1040/3521-1313- Fax: 3521-1163
IDENTIFICAÇÃO
Orientando: Vítor Pureza Cardoso
Orientador: Prof. Dr. José Realino de Paula
Unidade Acadêmica: Faculdade de Farmácia
Endereço eletrônico: vitorpureza@gmail.com
TÍTULO DO PROJETO E Nº DE CADASTRO NO SAP
“PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS, COSMÉTICOS E NUTRACÊUTICOS A PARTIR DE MATÉRIAS PRIMAS DE ORIGEM NATURAL, SINTÉTICA OU BIOTECNOLÓGICA (SAP 35190)”
TÍTULO DO PLANO DE TRABALHO
“AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE FURANOCUMARINAS (Psoraleno e Bergapteno) FRENTE A VÁRIOS SUBSTRATOS NO PLANTIO DE Brosimum gaudichaudii Trecul (Moraceae)”
PALAVRAS-CHAVE
PORTUGUÊS
INGLÊS
1.
Substratos
1.
Substrates
2.
Furanocumarinas
2.
Furanocoumarins
3.
Brosimum gaudichaudii Trecul
3.
Brosimum gaudichaudii Trecul
DESCREVA OBJETIVAMENTE O CAMPO DA TECNOLOGIA
Avaliação das condições de cultivo para melhor produção de furanocumarinas em Brosimum gaudichaudii Trecul (Mama-cadela).
DESCRIÇÃO DA TECNOLOGIA
Metodologia
Os experimentos foram realizados no horto de plantas medicinais do Centro de Treinamento da EMATER/GO, localizado na cidade de Goiânia, entre os meses de setembro de 2014 á julho de 2015.
Foram usadas 130 sementes de Brosimum gaudichaudii, doadas pela empresa Frutos do Brasil®, que foram despolpadas e limpadas com água corrente, álcool (70%) e hipoclorito de sódio (2,5%).
Da quantidade de sementes usadas, foram retiradas 10 para fazer a primeira análise ou o ponto zero, e as 120 que restantes foram plantadas em tubetes (1 semente por tubete) , sendo que a metade em substrato comercial e a outra em terra retirada de um latossolo vermelho sem a utilização de adubos químicos. Assim de 30 em 30 dias foram feitas a extração de 10 plantas (5 de cada