Relatório final de estágio
Apresentado à disciplina laboratório de intervenção profissional do Curso de Serviço Social da Universidade Augusto Mota do Rio de Janeiro
Professora:
Universidade Augusto Mota/ Unisuam
Rio de janeiro
Agosto /2011
A história do desenho “ Era Uma Vez uma família “ , mostra claramente o enfrentamento de uma família constituída por um casal de pais separados que resolveram formar uma nova família de onde cada trouxe do casamento anterior um filho, e desta união nasceu uma menina. Logo de inicio fica claro as atitudes que os pais tomam em relação as tres crianças. O pai de um dos meninos sai com criança para passear e desespera-se quando seu filho quase foi atropelado por um carro da polícia, não sabendo lidar com este problema, perdendo o controle da situação humilhando o menino chamando-o de “BURRO” e repreendendo-o diante de outras pessoas.
No quadro seguinte aparece a mãe tentando colocar a filha para dormir e pega no sono antes da filha, que se aproveita da situação e pega sua maquiagem, pinta seu rosto e as paredes da casa. A mãe acorda e fica muito nervosa e no decorrer ouve reclamações de seu ex-marido em relação ao filho de seu companheiro, ela tenta apaziguar, mas ele a impede e reclama que ele não faz suas tarefas, e que só quer saber de jogar bola e escutar música, ele relata a sua companheira que bate em seu filho desde que ele era bem pequeno.
A rotina do dia-a-dia acaba deixando-os estressado, até migalhas de pão deixadas pelo adolescente em cima da mesa é motivo para que sofra uma agressão por parte do pai.
A mãe por sua vez não deixa que sua filha tenha direito de escolhas, não deixando a menina escolher a roupa que usar, e fazendo com que a criança pense que seja ignorada pela mãe, acaba achando que não passa de uma simples bolsa, e quando a mãe vê um pai se despedindo do filho na frente da escola e percebe q ele beija o menino, a mãe se conscientiza da falta de carinho com sua filha e dá um beijo na