Relatório Fascículo 1 Pró-Letramento
O estudo desse fascículo foi muito interessante no sentido de olhar para as nossas experiências iniciais com os números naturais, visto que também os alunos têm experiências desde muito cedo com as mais diversas formas de ver o número e de relacioná-lo com a vida.
Isso se apresenta de maneira positiva, pois nos faz refletir sobre a maneira como o aluno constrói o conceito de número, já que tal conceito não pode ser ensinado na escola. O conceito de número fará parte de uma compreensão interna por parte do aluno, graças às contribuições advindas do seu dia-a-dia. As próprias crianças começam a perceber do número ao seu redor tanto quando elas falam “faltou 1 aluno” ou quando dizem “minha casa é de número 121”. Cabe a mim, enquanto educadora, utilizar esses conhecimentos prévios e estimulá-los a realizar contagens, pesquisas, distribuições e principalmente investir num trabalho com quantificações em geral.
As discussões me propiciaram a reflexão do uso de materiais concretos, o quanto é imprescindível e torna o trabalho em sala de aula mais rico. Eu que não tenho experiência na docência, pois saí do curso de Pedagogia no ano passado e adentrei uma sala de aula enquanto professora de um terceiro ano, acredito que a troca de experiências é muito importante na constituição da minha formação contínua. Quando as minhas companheiras de curso, as professoras do município, relatam sua prática e partilham exemplos de formas de trabalho e sua execução eu fico atenta e penso de que maneira isso poderia me fazer melhorar as aulas. E os encontros e as reflexões contribuem muito significativamente para a elaboração da minha prática.
As tarefas que discutimos nos encontros, no que tange o Sistema de Numeração Decimal e a introdução à Adição e à Subtração, foram importantes pra que eu pudesse reformular meus conhecimentos e pra mim isso é muito importante, posto que eu procuro ser uma professora reflexiva que busca ter objetivos nas atividades e