Relatório extração liquido liquido
DEPARTAMENTO ACADEMICO DE QUÍMICA E BIOLOGIA
BACHARELADO EM QUÍMICA TECNOLÓGICA
EDUARDO HILGERT
MICHELE DO ROCIO G. DIAS
OSMAR A. BALDO PIRES
TASSIANE ANDRESSA JACON
EXTRAÇÃO LIQUIDO-LIQUIDO
RELATÓRIO DE AULA DE PRÁTICAS DE QUÍMICA ORGÂNICA
PROFESSOR DR. PALIMECIO GUERRERO JR
CURITIBA
2013
1. INTRODUÇÃO
A extração líquido-líquido ou extração por solvente é uma técnica utilizada para se obter a purificação e a separação de um ou mais compostos presentes em uma mistura. Esta técnica baseia-se no fato da solubilidade dos compostos serem diferentes diante de dois líquidos distintos e imiscíveis. Compostos orgânicos, por exemplo, são, em geral, mais solúveis em solventes também orgânicos e pouco solúveis em água. A extração líquido-líquido pode ser contínua ou descontínua, e no caso desta prática foi utilizada a descontínua, que consiste na: agitação do funil de separação que contem os dois solventes utilizados, assim, o soluto se mistura ao solvente de maior afinidade, e a fase mais densa será captada primeiramente. Este tipo de extração é mais indicado quando existe uma grande diferença de solubilidade do soluto nos dois solventes.
2. OBJETIVO
Separar os componentes de uma mistura de três compostos orgânicos através da extração com solventes quimicamente ativos.
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Foram pesados 1g de ácido benzoico, 1,03 g de p-toluidina 1 g de naftaleno. Após pesados, os três compostos foram misturados em um béquer com 30 mL de clorofórmio e agitados até a dissolução, essa solução foi chamada de fase orgânica. Devido à presença de anel aromático na estrutura, os 3 sólidos possuem um caráter fortemente apolar, sendo assim possível a dissolução dos compostos em clorofórmio e não em água. A fase orgânica foi transferida para o funil de separação e foram adicionados 15 mL de NaOH 5%. A mistura foi agitada e ocorreu a separação da mistura em duas