Relatório Extração do óleo essencial da casca da laranja
1.1 Óleos Essenciais
A laranja (figura 1) é o fruto produzido pela laranjeira (Citrus sinensis), uma árvore da família Rutaceae. É um fruto híbrido criado na antiguidade a partir do cruzamento da cimboa com a tangerina. O sabor da laranja varia do doce ao levemente ácido. Frequentemente, esta fruta é descascada e comida ao natural.
Figura 1: Laranja
A casca exterior pode ser usada também em diversos pratos culinários, como ornamento, ou mesmo para dar algum sabor. A camada branca entre a casca e os gomos, de dimensão variável, raramente é utilizada, apesar de ter um sabor levemente doce. (FERREIRA, A. B. H. 1986). Os óleos essenciais de laranja, extraídos principalmente da casca tem ampla utilização na indústria de perfumes, cosméticos, produtos de limpeza, com propriedades calmantes e antidepressivas. O termo “óleo essencial” e empregado para designar líquidos oleosos voláteis, dotados de aroma forte, quase sempre agradável, extraídos de plantas. São substancias químicas que exercem as funcoes de autodefesa e de atração de polinizadores. (MOURHREK FILHO, 2000).
Citrus é um gênero de plantas da família Rutaceae, ordem Sapindales, originárias do sudeste tropical e subtropical da Ásia. O grupo contém três espécies e numerosos híbridos naturais e cultivados, incluindo as frutas habitualmente designadas por citrinos, como a laranja, limão, toronja, lima e tangerina. São grandes arbustos ou pequenas árvores, alcançando entre 5 m e 15 m de altura. Levantamento bibliográfico referente aos óleos essenciais de Citrus, com ênfase na atividade biológica revelou uma grande quantidade de artigos reportando resultados de atividade biológica das mais variadas, por exemplo, antimicrobiana, antioxidante, anticâncer, inseticida e etc. (BOTELHO et al, 2009).
Óleos essenciais ou óleos voláteis, são substâncias vitais aromáticas encontradas nas flores, ervas, frutas e especiarias, com aplicação na culinária e uso pelas indústrias na