Relatório experimentos fisica ótica
OBJETIVOS:
* DESCREVER A POLARIZAÇÃO DA LUZ; * CONSTRUIR UM POLARIZADOR SIMPLES.
INTRODUÇÃO
Quando uma onda eletromagnética se propaga no vácuo, a componente longitudinal do campo elétrico e do campo magnético é nula (a onda é plano polarizada).
O campo elétrico (E) pode oscilar em uma direção fixa (luz linearmente polarizada), ou pode oscilar em qualquer direção do plano perpendicular a direção de propagação (luz não polarizada, assim como as lâmpadas incandescentes).
Alguns materiais absorvem ou refletem a luz polarizada em uma dada direção e deixam passar toda a luz polarizada na direção perpendicular. Com esses materiais pode-se construir os polarizadores.
Na esquerda os dois polarizadores estão no mesmo sentido e na direita os dois estão perpendiculares, nao deixando a luz passar por eles.
MATERIAL:
* 2 papéis cartão; * 2 tubos de PVC fino com 25 cm; * Esfera pequena; * 2 telas de celulares velhos.
PROCEDIMENTOS: * Recortar o papel cartão de forma que fique vazado, exemplificando um filtro polarizador. * A esfera pequena representa o elétron oscilando. * Os tubos de PVC representam os planos de polarização formados pelo elétron (que no caso, é representado pela esfera). * As telas retiradas dos celulares também representam filtros polarizadores, porém, serão utilizadas em ambientes mais claros.
RESULTADOS
Posiciona-se um polarizador (Papel cartão vazado) no plano vertical e outro polarizador (papel cartão vazado) no plano horizontal. Quando o elétron (esfera) oscila no sentido vertical, o plano formado será vertical (representado pelo tubo de PVC), passando pelo polarizador que está na vertical, a onda continua se propagando. Quando o elétron (esfera) oscila no sentido horizontal, o plano formado será horizontal (representado pelo tubo de PVC), passando pelo polarizador que está na horizontal, se propagando no meio. Em um feixe de luz temos elétrons