Relatório Experimento Cordas Vibrantes
Este experimento apresenta o estudo do fenômeno de ressonância em um fio sob tensão abordando conceitos como frequência e ventres de vibração. A execução dessa prática tem a pretensão de mostrar que a frequência em um fio é proporcional ao comprimento desse fio e sua massa, assim como também depende da tensão aplicada. Além disso, vimos que para determinar uma expressão empírica para uma determinada grandeza a partir da observação, estabelecem-se, primeiramente, quais os parâmetros que influenciam a grandeza estudada.
Introdução Teórica
Do ponto de vista teórico, em algumas situações, a explicação de um fenômeno experimental pode ser muito complexa, mas é importante poder prever o efeito causado por esse fenômeno. Nesses casos determinam-se fórmulas empíricas que possibilitem a previsão de uma grandeza física quando o objeto estudado é encontrado em alguma configuração pré-estabelecida. Nesse contexto, uma fórmula empírica não é considerada uma explicação física, mas apenas uma ferramenta de previsão para o fenômeno físico estudado.
Para determinar uma expressão empírica para uma determinada grandeza, primeiramente são estabelecidos quais os parâmetros que influenciam a grandeza estudada. Uma vez estabelecida a lista de parâmetros, estuda-se, através de medidas, a dependência da grandeza física com cada um desses parâmetros, mantendo-se todos os outros fixos. Em seguida, os dados obtidos são analisados com o intuito de extrair uma expressão que permita prever o valor da grandeza estudada para um determinado conjunto de parâmetros.
A hipótese mais simples para uma fórmula empírica consiste em supor que uma grandeza y está relacionada com um determinado parâmetro x através da expressão: y = Axb (1) onde A e b são constantes. Outras formas podem ocorrer, contudo uma escolha mais adequada depende apenas da observação e da análise das medidas efetuadas. Por exemplo, no caso do violão, os parâmetros que podem influenciar a