Relatório experimento 7 – preparação e padronização de soluções
ENGENHARIA CIVIL
Relatório Experimento 7 – Preparação e Padronização de Soluções
Disciplina: Química Geral p/ engenharia
Aluno: Lucas Neves Bezerra
Introdução
Praticamente todo material que encontramos no nosso cotidiano é uma mistura de duas ou mais substancias. As misturas são denominadas heterogêneas, se tiverem mais de uma fase, e homogêneas se tiverem somente uma. Dá-se o nome de solução a mistura homogênea de duas ou mais substancias. Exemplos de soluções são os ar, o aço, os oceanos, etc. Nas soluções temos a divisão entre solvente e soluto, o primeiro, geralmente, possuindo a maior porção da solução. Uma exceção a essa regra é a água que é considerada solvente mesmo quando possui menor concentração que a outra substância.
Um dos aspectos mais importante em uma solução são sua preparação e a expressão de sua concentração, uma vez que os cálculos efetuados levam em conta sua concentração molar, que significa quanto de soluto está presente em um volume ou uma massa especifica, sendo assim, concentração é uma medida das quantidades relativas dos componentes de uma solução, pode-se então ser definida como a razão entre quantidade de soluto e quantidade de solvente.
Através da analise volumétrica é possível determinar com exatidão a concentração e a quantidade de uma substância qualquer desconhecida, a esse processo se dá o nome de titulação e tem como objetivo a padronização de uma solução a partir de uma mistura padrão. Mistura padrão é um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão mediante a pesagem direta da quantidade da substancia, seguida pela diluição até um volume definido de solução, é necessário também atender certas condições como fácil obtenção, purificação, secagem e preservação em estado puro, etc. Titulação é uma operação realizada em análise volumétrica cujo objetivo é determinar a quantidade de