Relatório experimental - propriedades físicas da matéria ponto de fusão
Introdução
Ponto de fusão é a temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o estado líquido. A presença de impurezas na substância, provoca uma variação na faixa de fusão e ainda abaixa a temperatura de fusão. Propriedade física tem a característica de poder ser medida ou observada sem alterar sua composição original. Exemplos: cor, ponte de fusão, ponto de ebulição e densidade. Propriedades extensivas são aquelas que dependem da quantidade da matéria em questão, como a massa, o comprimento e o volume. Já a propriedade intensiva independe dos fatores tamanho e quantidade de material. A pureza de uma substância também influi grandemente no valor de seu ponto de fusão, podendo reduzí-lo ou aumentá-lo. Portanto, através do ponto de fusão pode-se também avaliar o grau de pureza de um sólido. Para algumas substâncias não existe ponto de fusão, pois elas se decompõem antes de se fundirem.
Objetivo: Determinar o ponto de fusão do m-nitro benzaldeído.
Materiais e métodos
Materiais: Substância seca e pulverizada, tubo capilar, tubo de vidro, água, tubo de Thiele, garra metálica, suporte universal, termômetro, anel de borracha e bico de Bunsen.
Métodos: Introduziu-se a substância seca e pulverizada, em pequenas porções no tubo capilar fechado em uma das extremidades. Depois colocou cada porção, deixando cair o capilar com a ponta fechada para baixo, em um tubo de vidro de 50 cm, aberto nas duas extremidades. Repetiu-se a operação acima várias vezes até que obteve-se, na parte inferior do capilar, uma coluna compactada de cerca de 2 mm. Fixou-se o tudo de Thiele com uma garrafa metálica ao suporte universal. Adicionou-se água ao tubo, que foi usado como banho, até cerca de três centímetros acima da saída lateral. Fixou-se o capilar ao termômetro com auxilio de um anel de borracha de modo que a parte inferior do tudo contendo a amostra o qual fique o mais próximo possível do