Relatório Epiat 2/2014
2597 palavras
11 páginas
Universidade de BrasíliaDepartamento: Faculdade de Medicina (FMD)
Disciplina: Epidemiologia dos acidentes de trânsito
Professor:
Turma:
Relatório de epidemiologia dos acidentes de trânsito
Alunos:
ÍNDICE
Pág.
1. Introdução
2
2. Método
4
3. Resultado
5
4. Discussão
8
5. Conclusão
12
6. Bibliografia
13
7. Anexo
14
INTRODUÇÃO
O álcool é produzido pela fermentação de açúcares. As bebidas alcoólicas são classificadas em:
Fermentadas (cerveja)
Destiladas (vodka)
Compostas (amarula)
Teor alcoólico é a percentagem de álcool em um liquido
TEOR ALCOÓLICO
EXEMPLO
fraco até 8º cerveja, sidra. fraco à médio de 9º a 13º vinhos de mesa. forte ou destilado acima de 13º aguardente, conhaque, gim, rum, uísque, vodca.
História das bebidas
Acredita-se que a bebida alcoólica teve origem na Pré-História, mais precisamente durante o período Neolítico quando houve a aparição da agricultura e a invenção da cerâmica. A partir de um processo de fermentação natural ocorrido há aproximadamente 10.000 anos o ser humano passou a consumir e a atribuir diferentes significados ao uso do álcool.
Em uma das mais belas passagens do Antigo Testamento da Bíblia (Gênesis 9.21) Noé, após o dilúvio, plantou vinha e fez o vinho. Fez uso da bebida a ponto de se embriagar. Diz a bíblia que Noé gritou, tirou a roupa e desmaiou. Momentos depois seu filho Cam o encontrou "tendo à mostra as suas vergonhas". Foi a primeiro relato que se tem conhecimento de um caso de embriaguez.
Grécia e Roma - O solo e o clima na Grécia e em Roma eram especialmente ricos para o cultivo da uva e produção do vinho. Os gregos e romanos também conheceram a fermentação do mel e da cevada, mas o vinho era a bebida mais difundida nos dois impérios tendo importância social, religiosa e medicamentosa. Eurípedes menciona nas Bacantes duas divindades de primeira grandeza para os humanos: