Relatório Embasa
Nessa etapa do tratamento de água é feita a coleta da água bruta e levada para o laboratório, que é utilizada para obter analises de cor, turbidez, alcalinidade, PH, níveis de substâncias presentes na água.
O teste de jarro faz uma reprodução em escala menor do que acontece com a água no floculador. Em um dos dois jarros do meio é colocado uma dosagem de sulfato de mg/L que é aplicada no floculador, no jarro da esquerda é colocado menos 2mg/L, e no jarro da direita é colocado mais 2mg/L. O movimento da máquina do teste de jarros começa de forma acelerada, para reproduzir a entrada acelerada que a água tem no floculador, essa aceleração vai se diminuindo com o tempo tanto no teste de jarros quanto no floculador.
Depois que floculou a água é levada para mais dois testes para ver qual a melhor dosagem a ser utilizada.
No teste de cor usa-se 5ml de água tratada com cloro, para o teste também se faz a utilização do reagente chamado Ortotoluidina. São usadas 4 gotas da Ortotoluidina para medição do cloro residual presente na amostra de água. A forma de análise é a cor que a água adquire após o uso do reagente, se a coloração dela fica avermelhada o nível de cloro estar alto, se o resultado fosse uma coloração branco é constatado a falta de cloro nessa amostra, a coloração ideal para a EMBASA é amarelada, com concentrações por volta de 2,5mg/L. Essas analises são realizada pela empresa de uma em uma hora, para fim de garantir a qualidade da água, já que os níveis de cloro podem ser prejudiciais à saúde do seu consumidor. Teste para nível de cal presente na água, é usado 6 gotas do reagente azul de Bromotimol quem reagem com a água e a Cal Hidratada. Caso a coloração da amostra após o contato com o reagente for azul, constata-se que a presença de cal na água está acima do padrão desejado, para água ter os níveis desejados que são de 6 a 9,5mg/L, após o contato com o reagente sua coloração deve ser amarelada. Presença de calcário na água se