Relatório eletrônica diodos
O diodo é um dispositivo composto por uma junção entre dois materiais semicondutores, que geralmente são, silício ou gerânio dopados, um do tipo p e outro do tipo n, ou de um metal e de um metal semicondutor, podendo ser representado pela Figura 1.Aos terminais A e K dão-se respectivamente os nomes de Ânodo e Cátodo. Na região de junção existe uma diferença de potencial, proporcionada pelo movimento dos portadores de um cristal para o outro. Esse desequilíbrio elétrico é denominado de barreira de potencial, e esta é negativa no ponto P e positiva no ponto N. A tensão proporcionada por esta barreira no interior do diodo depende do material utilizado na sua fabricação.
Este dispositivo permite a passagem de corrente, com facilidade, se a tensão positiva for aplicada ao P e a negativa ao N, e oferece uma grande resistência à sua passagem no sentido contrário. Na primeira situação pode-se dizer que o diodo está polarizado diretamente e na segunda, polarizado inversamente.
2 OBJETIVOS
Esta experiência tem como objetivo mostrar na prática o que afirma a teoria aprendida, que o diodo conduz em uma só direção, ou seja, pode conduzir corrente alternada em corrente de pulsos diretos em apenas uma direção.
3 EQUIPAMENTOS E PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Para realizar esta experiência os seguintes materiais foram utilizados:
- 1 resistor de 100Ω;
- 1 diodo de silício;
- Fios;
- Protoboard. O experimento teve início com o circuito sendo montado na Protoboard da maleta utilizando-se o diodo de silício, o resistor de 100Ω, os fios necessários e a fonte de alimentação (maleta), baseando-se na figura 2, para averiguação das propriedades do diodo. No primeiro esquema o diodo está em na posição onde ocorre a polarização direta e, no segundo esquema inverte-se o diodo para ver o que acontece com o LED.
4 ANÁLISE DE RESULTADOS E CONCLUSÕES
Após montar a experiência, pode-se observar que a