Relatório - Elementos Resistivos
Instituto de Tecnologia
Faculdade de Engenharia Mecânica
Laboratório Básico II
RELATÓRIO: ELEMENTOS RESISTIVOS
Alunos:
André dos Santos Barros 11021001001
Bruce B. Dantas de Figueiredo 11021000901
Felipe Medeiros Barbosa de Souza 11021000401
Michel Carmo dos Santos 09021004001
Paulo Lourenço Monteiro Junior 11021001201
Belém - PA
2013
1. OBJETIVO
Estudar as curvas características dos resistores elétricos ôhmicos e não-ôhmicos a partir da análise experimental de três tipos de elementos resistivos: um resistor cerâmico, um varistor e uma lâmpada incandescente.
2. RESUMO TEÓRICO
O resistor é um dispositivo que dificulta a passagem da corrente elétrica e transforma energia elétrica em energia térmica por Efeito Joule. Os resistores podem ser classificados em dois grupos: os lineares e os não lineares.
Resistor Linear ou Ôhmico: é o resistor que possui resistência constante e igual à razão entre a diferença de potencial aplicada e a corrente elétrica que passa por ele. Com isso, o gráfico Voltagem (V) X Corrente (I) do resistor ôhmico é linear.
Resistor Não Linear ou não Ôhmico: resistor que possui resistência igual à razão entre a diferença de potencial aplicada e a corrente que passa por ele, porém essa razão não é constante, ou seja, a resistência não é constante. Quanto maior for a DDP aplicada e quanto menor for a intensidade da corrente que o atravessa, maior será sua resistência. Como a resistência varia dependendo de ‘V’ e de ‘I’ o gráfico V x I não deve ser uma reta.
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
4.1 RESISTOR CERÂMICO
Primeiramente foi montado o circuito da Figura 01 onde um multiteste utilizado como amperímetro foi ligado em série à fonte e ao resistor, a este ultimo o voltímetro ligado em paralelo.
A fonte de corrente continua é ligada de modo a aplicar uma DDP de 1 V e a partir disto variando-se de 1 em 1 volt até chegar ao máximo de 10 volts. A cada