Relatório electrolise
Nas células galvânicas ocorrem reações espontâneas que transformam energia química em energia elétrica. Nas células eletrolíticas fornece-se energia elétrica para desencadear reações químicas que não ocorrem espontaneamente, a este processo dá-se o nome de eletrólise. A eletrólise é, portanto, conhecida como um processo capaz de provocar uma reação não espontânea, à medida que ocorre passagem de corrente eléctrica em sentido contrário ao da corrente que a reação inversa produziria de modo espontâneo na célula galvânica.
Questões laboratoriais
b) Os lápis são constituídos por grafite, que é um elétrodo inerte, isto é, não intervém na reação, apenas conduz os eletrões.
c) O vinagre, como ácido que é, tem como função fornecer/transportar iões H+. d) Ocorre a oxidação do cobre, fenómeno este que leva à formação de óxido de cobre, que é azul.
Eletrólitos
e)
Eletrólise da água
Semi-equação de oxidação - 2H2O l→4H+(aq)+ 4e-+ O2(g)
Semi-equação de oxidação - 2H+aq+ 2e-→ H2 (g)
Eletrólise do cloreto de sódio
Semi-equação de oxidação - 2Cl- l → Cl2 (g) + 2e-
Semi-equação de redução - Na+ aq+ e- → Na (l) Eletrólise do cloreto de níquel
Semi-equação de redução - Ni2+ aq+2e- → Ni (l)
Semi-equação de oxidação - 2Cl- l→Cl2 g+ 2e-
f) Na eletrólise do cloreto de sódio, o gás libertado junto ao elétrodo positivo é o Cl e o gás libertado junto ao eletrodo negativo é o H.
g) O corante alimentar utilizou-se para visualizar melhor a reação e também para a acelerar (funcionando como catalisador).
Conclusão
Com todos os procedimentos mencionados anteriormente e resultados obtidos, pode-se evidenciar que por meio da passagem de uma corrente eléctrica através de uma solução electrolítica, seja por sua própria natureza ou por adição de um electrólito, é possível fazer com que reações não - espontâneas aconteçam.
Utilizou-se grafite, uma vez que, é um elétrodo inerte que não reage com nenhuma substância.