Relatório dos acidos
TECNOLOGIA DE PETRÓLEO E GÁS
REATIVIDADE DOS ÁCIDOS
MANAUS – AM
2013
ADIELSON BASÍLIO ALMEIDA DE OLIVEIRA
MACKSON MARTINS DA SILVA
ANTONIO CORREA DA SILVA
ELVIS MANGABEIRA DE SOUZA
FRANCK MARTINS CRAVEIRO
REATIVIDADE DOS ÁCIDOS
Relatório apresentado a Universidade Nilton Lins, para obtenção de nota parcial do Curso Superior de Tecnologia de Petróleo e Gás, na disciplina: Química Orgânica, Orientado pela Professora Viviane Guedes.
MANAUS – AM
2012
SUMÁRIO
SUMÁRIO III
4.1 Todos os materiais utilizado 8
4.2 Descrição do Processo 9
1- INTRODUÇÃO Os ácidos são geralmente substâncias perigosas e corrosivas, contudo eles estão presentes em produtos utilizados em nosso cotidiano de uma forma ampla e menos agressivas do que se imagina, assim constituintes em refrigerantes, produtos de higiene, cosméticos e alimentos. Eles se diferem por possuírem propriedades definidas e opostas. Um ácido tem um sabor característico e frequentemente reage quando em contato com uma base, ocasionando a libertação de hidrogénio. Uma base tem um sabor amargo e é gordurosa ao toque.
Desde muito tempo diversos químicos obtiveram conceitos sobre ácidos e bases através de estudos e pesquisas extensas. Historicamente, o primeiro destes conceitos científicos dos ácidos e as bases foram fornecidos pelo químico francês Antoine Lavoisier, em torno de 1776, contudo em seguida obteve se outra definição que foi proposta por Justus von Liebig em torno de 1838, a definição de Liebig, completamente empírica, permaneceu em uso por quase 50 anos até a adoção da definição de Arrhenius, definindo que os ácidos se dissociam em solução aquosa formando íons hidrogênio H+ , logo após esta afirmação por Arrhenius houve a definição de Brönsted-Lowry, formulada independentemente por seus dois autores, Johannes Nicolaus Brønsted e Martin Lowry em 1923 que por sua vez