Relatório do texto: Los Los fundamentos de La arquitectura en la edad del humanismo.
O texto aborda inicialmente os valores seguidos por Alberti nos critérios de constituição de catedrais. Para ele, a arquitetura tinha que possuir um caráter de perfeição, quase poético, e a presença de tal caráter era essencial para que a harmonia da catedral fosse atingida e, assim, sua beleza máxima. Essa preocupação de Alberti vem dos valores clássicos de harmonia e equilíbrio como fontes do belo, assim como a conexão da arquitetura com a geometria e a música. Leonardo da Vinci, grande representante do período renascentista concorda com as ideias de Vitruvio de perfeição geométrica e acaba inclusive por incluir em suas obras desenhos dos modelos de Vitruvio (O Homem Vitruviano).
Na época do Renascimento a arquitetura das catedrais tinham o intuito criar ambientes altamente harmônicos geometricamente e que fossem um tipo de ligação do homem com Deus. Isso se expressa na utilização das formas humanas como base para as formas geométricas das catedrais (Homo ad circulum e Homo ad quadratum). Talvez outra questão que possa ser notada nesse período de ligação entre Deus e o homem seja a importância em que se dava para a construção e projeção de uma catedral, uma vez que projetar uma catedral era uma grande honra já que estas eram consideradas o centro das cidades, o lugar de maior importância e que devia exaltar o poder divino.
No Renascimento, se uma igreja estava de acordo com as harmonias matemáticas essenciais citadas, aquele em que nela entrava, presenciaria o sentimento da presença de Deus