Relatório do Teste de Chamas
2) Objetivo: mostrar que cada elemento químico, quando recebe energia, emite uma luz de cor característica
3) Resumo: O teste de chamas foi realizado, usando doze reagentes, inserindo-os na chama do Bico de Bunsen, para verificar as cores de suas chamas, quando queimando.
4) Introdução: O teste de chama baseia-se no fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico, alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, emite uma quantidade de energia radiante, igual àquela absorvida, cujo comprimento de onda é característico do elemento e da mudança do nível eletrônico de energia. Assim, a luz de um comprimento de onda particular ou cor, é utilizada para identificar o referido elemento. Porém neste teste, o único objetivo era Verificar as cores das chamas de cada um dos reagentes testados.
5) Materiais e Métodos:
5.1. Materiais:
1) Bico de Bunsen
2) Béquer
3) Alça de Platina (clipe desdobrado)
5.2. Reagentes
1) Carbonato de Cálcio (CaCO3)
2) Cloreto de Cálcio (CaCl2)
3) Cloreto de Bário (BaCl2)
4) Sulfato de Cobre (CuSO4)
5) Cloreto de Potássio (KCl)
6) Sulfato de zinco (ZnSO4)
7) Cloreto de Cobalto (CoCl2)
8) Nitrato de Chumbo (Pb(NO3)2 )
9) Cloreto de sódio (NaCl)
10) Sulfato de Magnésio (MgSO4)
11) Cloreto de Estrôncio (SrCl2)
12) Magnésio em Aparas
5.3. Procedimento Experimental: O Procedimento experimental Foi realizado da seguinte maneira. Acendeu-se o Bico de Bunsen, com os reagentes em seus respectivos recipientes. Usando um clipe desdobrado (em lugar da alça de platina), Mergulhou-se o objeto na água, contida em um Becker, para limpá-lo e evitar contaminação do reagente por outras substâncias. A alça de platina foi inserida no reagente, retirando uma pequena quantidade do mesmo, que