Relatório do filme "O menino Selvagem"
Este filme passa-se no ano de 1798, numa floresta na França onde um menino selvagem vivia há mais de 7 anos por sua conta. Não tinha quaisquer comportamentos humanos devido ás condições em que se encontrava, não falava, não andava andava com os dois membros mas sim com quatro e assemelhava-se muito a um animal.
Um dia foi apanhado por uns caçadores e os seus cães e apesar de se ter revoltado muito foi levado para um colégio de surdos e mudos, pois os médicos consideravam-no retardado.
Rapidamente o menino selvagem tornou-se notícia e um médico chamado Itar achou que ele não era retardado ou surdo-mudo, mas apenas tendo em conta as condições a que se tivera de adaptar para sobreviver, tinha-se tornado “selvagem” e por isso decidiu analisá-lo e estudá-lo.
Itar pede portanto a tutela do menino e com ajuda da sua governanta, a Madamme Guérin vão tentar ensiná-lo a portar-se como um humano começando com pequenos exercícios para examinar a inteligencia, os seus sentimentos, as suas reações, etc...
Estes exercícios começaram com o simples aprender a deslocar-se em dois membros apenas, em seguida aprender a vestir-se recorrendo há sensibilidade ao frio, outra tarefa é aprender a comer utilizando os utensílios próprios, também testaram o seu reflexo pois quando o doutor pega no chapéu e na bengala, a criança sabe que vão dar um passeio, aprende a pedir leite, aprende a pôr a mesa, aprende a comunicar com alguns sons e não apenas gestualmente... E todos estes exercícios vão ajudá-lo a comportar-se melhor como um humano.
Passados alguns meses juntos, o doutor Itar e a governanta chamam-lhe Victor, pois apercebem-se da sua reação à letra “O” .
Quando Itard começa arduamente a ensinar a Victor a falar ele recorre a vários testes, de imitção, sentir as cordas vocais,etc... Victor, no entanto, apresenta muitas dificuldades e o doutor parece desiludido, mas rapidamente apercebe-se da sua boa memória e decide aproveita-la para